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terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Gestão Escolar

Gestão

Diante da urgente necessidade de compreender as demandas que  surgem no interior  das             escolas relativas à forma dos envolvidos se relacionarem ( pensando na capacidade do homem de agir com o outro, dentro do principio de alteridade, construindo uma vontade comum) e a forma com a qual desempenham suas funções, objetivamos  discutir neste momento o conceito de gestão e sua aplicabilidade nos espaços educativos municipais.
O gestor nessa concepção, é o principal responsável por todos os resultados da instituição, sejam eles pedagógicos ou administrativos, porque precisa ter a visão de conjunto, já que articula e integra os vários setores ( administrativo, pedagógico, o de secretaria, de serviços gerais e os de relacionamento com a comunidade escolar ). Ele deve se perceber gerenciador de uma equipe que deve ser consultada, respeitada, ouvida, porém não se pode  acreditar que a equipe, sozinha, deva resolver tudo. É importante que ele perceba a importância de sua presença, não só física, que é essencial, mas por trás de todas as ações da equipe. Ele deve impulsionar a ação do grupo. O fazer participativo permite ao gestor ir articulando o grupo, através de encontros, provocações de reflexão, dinâmicas, etc; o que permite a inserção de suas ideias e crenças de forma gradativa na equipe. A Unidade Escolar tomará as formas que o gestor moldar.
Sendo assim, cabe ao gestor desenvolver capacidades que integrem e fortaleçam o grupo dentro das dimensões políticas administrativas e pedagógicas.
Decorrente dessas capacidades, os princípios devem ser pautados pelos ideais democráticos,   participativos, formando-se condição preliminar.
Dessa forma, a gestão participativa e democrática deve ser compreendida num processo político no qual as pessoas que atuam na escola participem ativamente e reflexivamente sobre as ações desenvolvidas da própria escola na busca da solução de problemas.
O gestor deve desenvolver em seu perfil uma posição política, uma concepção de homem, de sociedade, ter a visão de conjunto, atuando como empreendedor e articulador, integrando os setores administrativos e pedagógicos.
A dinâmica de uma gestão democrática depende de alguns fatores, tais como:


Autoridade: é o exercício de um poder delegado a alguém para dirigir as medidas tomadas coletivamente, implicando determinadas finalidades e conhecimento de suas funções. Recomenda-se que a autoridade seja dialógica, delegando-se tarefas aos demais membros da equipe escolar.
 Autonomia
Criatividade
Flexibilidade: a flexibilidade surge com a arte de saber escutar, compreender o que se escuta, ponderar sobre o que escutou e manter-se sempre aberto ao diálogo.


Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana.


Dinamismo e espirito empreendedor:  


Empreendedores são pessoas que perseguem o benefício...          
Podem ser definidos como indivíduos que inovam, identificam e criam oportunidades de negócios, montam e coordenam novas combinações de recursos, para extrair os melhores benefícios de suas inovações num meio incerto."(Lezana e Tonelli)
O conceito de empreendedorismo tem sido difundido nas organizações para que cada colaborador  desenvolva comportamentos empreendedores e passe a atuar como um agente de mudança, melhorando processos, criando novas oportunidades de negócios e acelerando as inovações dentro das grandes empresas.






Quais as principais características de um "empreendedor"? Aqui vão elas:
  1. Boas idéias são comuns a muitas pessoas. A diferença está naqueles que conseguem fazer as idéias transformarem-se em realidade, isto é, implementar as idéias. A maioria das pessoas fica apenas na "boa idéia" e não passa para a ação. O empreendedor passa do pensamento à ação e faz as coisas acontecerem;
  2. Todo empreendedor tem uma verdadeira paixão por aquilo que faz. Paixão faz a diferença. Entusiasmo e Paixão são as principais características de um empreendedor!
  3. O empreendedor é aquele que consegue escolher entre várias alternativas e não fica pensando no que deixou para trás. Sabe ter foco e fica focado no que quer;
  4. O empreendedor tem profundo conhecimento daquilo que quer e daquilo que faz e se esforça continuadamente para aumentar esse conhecimento sob todas as formas possíveis;
  5. O empreendedor tem uma tenacidade  incrível. Ele não desiste!
  6. O empreendedor acredita na sua própria capacidade. Tem alto grau de auto-confiança;
  7. O empreendedor não tem fracassos. Ele vê os "fracassos" como oportunidades de aprendizagem e segue em frente;
  8. O empreendedor faz uso de sua imaginação. Ele imagina-se sempre vencedor;
  9. O empreendedor tem sempre uma visão de vários cenários pela frente. Tem, na cabeça,  várias alternativas para vencer;
  10. O empreendedor nunca se acha uma "vítima". Ele não fica parado, reclamando das coisas e dos acontecimentos. Ele age para modificar a realidade !

Responsabilidade e comprometimento:  Ser dinamizador é ser flexível a mudanças e ter um espírito de equipe.
                 Ser dinâmico, ousado e ser capaz de participar e montar projetos interessantes.
                 Ser comunicativo, inovador, cordial, articulador e empreendedor.zelar da manutenção do espaço, mantendo sempre informado a equipe gestora e  sobre   eventuais defeitos.
Um bom dinamizador é aquele que busca novos conhecimentos, é aquele que esta sempre                         atualizado.
Então lembre-se sempre da seguinte frase:  “ Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.” Guimarães Rosa


Responsabilidade, s. f. 1. Qualidade de responsável. 2. No Direito: Obrigação geral de responder pelas conseqüências dos próprios atos ou pelas dos outros. (Dicionário Michaelis). O termo aparece em discussões sobre determinismo e livre-arbítrio, pois muitos defendem que se não há livre-arbítrio não pode haver responsabilidade individual, pois as ações pelas quais o individuo seria responsabilizado não foram praticadas de livre e espontânea vontade, e consequentemente, também podem ser uma pessoa muito errada: um aluno,um professor e um cidadão não pode haver nem castigo nem punição justa para atos julgados irrespon
Os motivos das ações de um indivíduo responsável devem fazer sentido e este deve fazer conhecer suas opiniões sem causar transtorno, ao resto da comunidade.
Ser responsável é a obrigação de qualquer cidadão para uma vida saudável em sociedade.


Decisão:   Chiavenato (1997, p. 710)[2] elucida ao definir decisão como “o processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir”.
          Tomada de decisão, segundo Oliveira (2004)[4], nada mais é do que a conversão das        informações em ação, assim sendo, decisão é a ação tomada com base na apreciação de informações. Decidir é recomendar entre vários caminhos alternativos que levam a determinado resultado. As decisões são escolhas tomadas com base em propósitos, são ações orientadas para determinado objetivo e o alcance deste objetivo determina a eficiência do processo de tomada de decisão.
A decisão é mais do que a simples escolha entre alternativas, sendo necessário prever os efeitos futuros da escolha, considerando todos os reflexos possíveis que ela pode causar no momento.


INICIATIVA: Iniciativa é a capacidade que todos nós temos de criar, iniciar projetos e conceber novas ideias. “ Iniciativa é fazermos o que esta certo sem ser preciso que alguém nos diga para fazermos” Victor Hugo. Há um ditado chinês, "Quem sabe e não faz, no fundo, não sabe" - muito apropriado para os dias de hoje.


Gerenciamento.
Gerenciar é um verbo cada vez mais conjugado nas empresas e organizações, independente de            seu porte ou área de atuação. Seu significado, entretanto, está longe de caber nas definições precisas dos dicionários de português. Em alguns idiomas - como o francês e o sueco a palavra não tem tradução. Usa-se "manage", em inglês, que significa "manusear". Nem mesmo a idéia sobre o que é "gerenciar" é universal. Definir o conceito de gerência, nesse contexto, é uma tarefa árdua. Na prática, se ampliamos o conceito de gerenciamento para liderança, motivação e articulação, por exemplo, as mudanças são visíveis.
"Ao invés de o gerente determinar o que deve ser feito, encarando a pessoa gerenciada como um meio para alcançar este fim, ele pode encontrar uma nova maneira de chegar aos resultados através da participação e engajamento de seus subordinados". Gerenciar, dessa forma, torna-se um exercício permanente de estimular a motivação de sua equipe.

                                                                     


 Participe!!! Comente. Discuta.


                                                     

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