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terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Gestão Participativa

Gestão participativa

Uma das maiores dificuldades para se pensar a gestão no espaço do CEI tem haver com a capacidade com que o gestor tem de descentralizar as ações sem, contudo, deixar de interagir com cada uma delas. Cabe ao gestor o papel de articulador de todas as ações do espaço escolar, sejam elas pedagógicas e/ou administrativas.
            Pensemos o gestor como o motor de um automóvel, ele é quem põe o carro (a escola) em movimento junto com um conjunto de outros elementos que dão ritmo à caminhada do carro, para o principal cumprimento de um dos seus objetivos: explorar e instigar à curiosidade que as crianças têm sobre o mundo, lhes apresentando o que há de descoberto nele e encorajando-as a inventar e ousar descobrir mais coisas que podem ainda estar veladas socialmente.
            Contudo, é preciso lembrar que o carro (a escola), não pode se mover sozinho, para atingir qualquer objetivo, sejam eles os mais básicos, como o de ligar e de se locomover; o motor (gestor) precisa estar em harmonia com todas as outras peças (todos os demais sujeitos) que juntos com ele compõem e podem  dar vida ao veículo escolar, é preciso que o gestor reconheça sua importância na dinâmica de funcionamento da escola, afinal, o que ele é isolado? O que pode fazer um motor sozinho? Sabemos que isolado, ele é apenas um motor, um artefato morto, e sem grande função (serventia), ocupa somente um espaço físico.
            O gestor precisa entender que somente pode ser capaz de cumprir sua função quando consegue estar em sintonia, em diálogo, em contato com todos os outros sujeitos que com ele dão sentindo ao combustível (conhecimento) que circula e os passageiros (as crianças) que exploram um pouco da cultura que há no mundo, através do veículo escolar.
            O que é necessário para que o gestor promova a Gestão Participativa?



            Ações que competem ao gestor:
ü  Entender sua função de articulador das questões pedagógicas e administrativas;
ü  Compartilhar funções pedagógicas e administrativas;
ü  Tomar ciência e dialogar com todos os projetos pedagógicos dinamizados pela unidade;
ü  Dinamizar a Proposta Pedagógica e anualmente avaliá-la, redefini-la e pensar elementos que podem ser incorporados à prática cotidiana;
ü  Promover a reunião pedagógica mensal com os funcionários, construindo nela um espaço democrático de discussão e estudo, onde coletivamente as questões cotidianas que atravessam a vida profissional deste grupo são trabalhadas;
ü  Planejar junto com os educadores bimestralmente em reunião com os pais para falar sobre o desenvolvimento das crianças e as atividades desenvolvidas pelo CEI;
ü  Conhecer seu grupo de trabalho;
ü  Reconhecer elementos sócio-econômicos e culturais da comunidade na qual seu espaço escolar encontra-se;
ü  Investigar a realidade social das crianças que estão matriculadas em seu espaço;
ü  Imbuir-se do espírito de liderança;
ü  Escutar todas as partes e pensar em múltiplas possibilidades antes de agir;
ü  Defender, acreditar e trabalhar para que seu espaço ofereça uma Educação de Qualidade às crianças;
ü  Investir na formação continuada;
ü  Partilhar decisões pedagógicas e administrativas, mas a ele cabe a decisão final, depois de feito o compartilhamento.


 Participe!!! Comente. Discuta.

1 comentários:

Cei Universo Infantil disse...

Olá giostaria de compartilhar sobre o belissimo trabalho e parceria de vocês. Como fazer para nos comunicarmos?

Att.,

Aline Rosa

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